segunda-feira, novembro 10, 2014

' A Cidade do Sol '

Postado por Gabriele Rafaela às segunda-feira, novembro 10, 2014
E então você começa a ler o livro e de repente você se apega se colocando no lugar dos personagens, e é tomada por uma emoção, que não tem explicação.
Mariam tem 33 anos. Na adolescência quando tinha 15 anos Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
A Cidade do Sol, do escritor Khaled Hosseini autor também do livro 'O Caçador de Pipas'. Conta a história de duas mulheres, afegãs, a primeira Mariam filha de Nana, mãe solteira, que teve uma filha com seu chefe, e acabou sem emprego, recruta em uma vila com sua filha, morando em uma Kolba que mal cabia as duas. Mariam ainda na juventude tinha visita de seu pai uma vez na semana, e o aguardava toda semana por esse dia. Fantasiava sua vida ao lado de seu pai, o tinha como um verdadeiro super herói, mesmo sendo sempre avisada por sua mãe, sobre a realidade de seu pai, que não a assumia na frente de todos, por vergonha. Mas Mariam nunca acreditou em sua mãe, e seu pai sempre negava tudo o que sua mãe dizia. Mariam dedicava todo seu amor e carinho a seu pai e desprezando tudo isso a sua mãe, acreditando que ela estava sempre mentindo sobre o mesmo. Porém em uma reviravolta, Mariam perde sua mãe, por teimosia dela e vê o que era seu maior sonho,se tornar pesadelo! Ir morar com seu pai, e descobrir que sua mãe sempre esteve certa, e depois de uma humilhação vinda de seu pai é obrigada a se casar com um sapateiro de 45 anos, e então ela começa a viver uma vida de sofrimento e humilhação. Porém...
...entra a segunda história sobre Laila e seu melhor amigo Tariq, jovens adolescentes que moram na mesma rua que Mariam. Os dois são inseparáveis, Laila sempre foi incentivada por seu pai, que mesmo morando em um país como aquele, ela sempre devia lutar por seus direitos e vir a fazer a diferença. Laila e Tariq crescem e começam a escutar piadinhas de seus vizinhos sobre a proximidade dos dois, e com o tempo começavam a descobrir seus verdadeiros sentimentos. Porém antes mesmo de vir a viver essa paixão, o destino resolve mudar as coisas, e a guerra chega a sua cidade, revirando tudo e trazendo muitas mudanças na vida de todos, e vê sua vida cruzar com a vida de Mariam depois de uma tragédia... Laila começa a ter sua vida mudada depois de acordar na casa de Rashid marido de Mariam, e então por um motivo maior se vê obrigada a aceitar se casar com Rashid, assim criando uma inimizade com Mariam. No começo Rashid se mostra um marido exemplar, mas depois de certo tempo mostra seu verdadeiro eu, e então Mariam e Laila, se vê no mesmo sofrimento e humilhação, criando assim um laço de mãe e filha, que levaram até os últimos dias.
Essa história me fez derramar lágrimas e mais lágrimas, é tristeza e sofrimento do começo ao fim. Mostrando o lado da guerra no Afeganistão que é tão sofrida, e que muitas das vezes tampamos os olhos para isso. O sofrimento das mulheres a leis. E ainda nos mostra o verdadeiro amor seja na amizade, no relacionamento e na cumplicidade. Nos faz entender que a guerra acaba com qualquer um, sem mais nem menos. E lá fora tem muitas história como essa, e dói, porque eu sei que essa foi uma história, porém é a realidade de milhares de pessoas. Mariam e Laila são guerreiras e jamais esquecerei suas histórias de vida. Obrigada Khaled Hosseini pela escrita de uma história tão real e de um aprendizado que levarei comigo para sempre, e não menos importante desejo do fundo do meu coração Paz aos países de constante guerra.

Trecho de uma das paginas:
- Aquilo que você prometeu ontem á noite...
Laila não conseguiu concluir. Ás arvores, o lago, a aldeia sem nome. Agora percebia que tinha sido puro fingimento. Uma mentira amorosa, para abrandar o sofrimento. Como alguém acalentando uma criança aflita.
- Eu estou falando sério - disse Mariam.- É o que você pode ter, Laila Jo.
- Não quero ter nada disse sem você.

A Cidade do Sol - Khaled Hosseini

0 comentários:

Postar um comentário