quinta-feira, abril 30, 2015

' O Livreiro de Cabul '

Postado por Gabriele Rafaela às quinta-feira, abril 30, 2015
Já disse pra vocês que amo e sou extremamente apaixonada por livros e filmes sobre os países Árabes e do Oriente Médio? Se não, aqui vai, eu os amo! Amo saber sobre o país, cultura, histórias de família, etc. E quando vejo um livro que seja de países do oriente, não resisto e compro. E olhem só o que ganhei da minha mamis maravilhosa:
 Após conviver três meses com o livreiro Sultan Khan, em Cabul, a jornalista norueguesa Âsne Seierstadcompôs este retrato das contradições extremas e da riqueza daquele país. Por mais de vinte anos, Sultan Khan enfrentou as autoridades para prover livros aos moradores de Cabul. Por meio de uma narrativa envolvente, Âsne Seierstad dá voz a família Khan, apresentando uma coleção de personagens comoventes que reflete as desigualdades do Afeganistão.
O livreiro de Cabul conta histórias verídicas da família Khan. Âsne Seierstad a escritora conheceu Sultan quando foi a sua livraria e depois de muitas conversas sobre o país, teve a idéia de fazer um livro sobre a família do mesmo, então o fez a proposta e Sultan aceitou. Âsne vivenciou a maioria das histórias contidas no livro, e apenas três foi contada a ela pelos Khan's. Na casa de Sultan mora, ele e suas duas mulheres, a primeira Sharifa e a segunda uma adolescente de 16 anos Sonya. Seus filhos, sua irmã mais nova Leila de 19 anos, sua irmã Bulbula, sua irmã Shakila de 30 anos, seu irmão Yunus, seu sobrinho Fazil, e sua mãe Bibi Gul. Sultan é aquele homem afegã que se diz viver em uma era moderna, mas em sua casa, com sua família agi como um patriarca autoritário! Sabe aqueles homens que diminuem a mulher ao extremo? Então é ele e seus filhos! Leila sua irmã mais nova, é tratada como uma empregada dentro da casa de seu irmão, é a primeira a levantar e ultima a dormir, só se alimenta depois de todo mundo se alimentar, e o que restar! Tem que fazer o café da manhã, esquentar água para o banho dos homens, arrumar a casa e etc. Seus sobrinhos a humilha, principalmente o mais velho Mansur de 17 anos, ele a chama de: Parasita, velha entre outras coisas mais escrotas. Tipo, hãm?
Gente, quando terminei de ler o livro, meu pensamento, estava todo em Leila. Como pode? Como que uma família pode ser desse jeito? E o respeito? O amor? Sério, que não consigo acreditar que possam existir seres humanos assim! Âsne Seierstad em uma das páginas diz:...'Poucas vezes na vida fiquei com tanta raiva como fiquei da família Khan, poucas vezes briguei tanto ou tive tanta vontade de bater em alguém.' Também, não é pra menos, qualquer mulher, até mesmo homens, teriam! Eu sei que a cultura deles é diferente, porém, isso não é desculpa para o tratamento que as mulheres recebiam naquela casa. Todas as mulheres não, porque Sultan tratava sua segunda esposa como uma rainha. E então, viram só como a cultura não é desculpa pelo má tratamento com as outras!
E para ainda mais indignação o personagem principal Sultan Khan depois do livro ter sido feito, foi até a Noruega atrás da escritora, exatamente, atrás da Âsne Seierstad, para processa-la e pedir compensações financeiras por “transtornos causados devido às revelações feitas na obra”. Tipo, 'Sultan' viu o sucesso que o livro estava fazendo, as milhares de vendas e rapidinho, foi atrás querer um pouquinho de fama. Fala sério! Porém no julgamento foi decidido que um parte dos direitos autorais, seria doado para uma fundação que promove a literatura Afegã. E isso graças a escritora Asne que sugeriu! É pra ficar muito 'p' da vida né!
Enfim o livro é uma verdadeira mistura de sentimentos. Há 19 capítulos, com histórias reais e diferentes em cada um deles. Âsne escreveu sobre o dia a dia, a rotina, as alegrias, casamentos, sofrimentos, romances, de tudo um pouco, sobre as pessoas daquela família. Porém Leila é a que mais me emocionou, e a mais sofrida dessa família, aonde algumas das mulheres tem um tratamento tão injusto. Porém no final do livro ainda tem um pequeno final feliz. O livreiro de Cabul é sucesso mundial com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Parabéns Âsne Seierstad, você reportou a história dessa família tão verdadeiramente, que nos emociona. Gente, se querem uma opinião, leiam! Leiam, vocês não vão se arrepender.


Trecho de uma das páginas:
- Leila se vira, anda três passos até a porta, fecha-a com cuidado e sai. O coração partido fica para trás. Logo irá se misturar á poeira que entra pela janela, á poeira que mora nos tapetes. Á noite, é ela quem vai varrer e devolvê-lá ao quintal.

O Livreiro de Cabul - Âsne Seierstad

5 comentários:

  1. Tenho que esta preparada psicologicamente para ler histórias assim, me emociono e me revolto ao mesmo tempo, mas este livro esta na minha lista, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então esse você deve estar mesmo preparada, porque é forte! Esse livro revolta mesmo a gente! É muito emocionante, não deixe de ler. :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi,Gabriela!
    Infelizmente esse livro não teve mesmo um final feliz.A autora qdo voltou à Noruega escreveu coisas q comprometeram o livreiro,por exemplo,coisas sobre a família dele ,os comentários q ele fez achando q não fariam parte do livro.Ele esteve na Noruega mas não foi recebido por ela e ficou muito mal em família e na comunidade.Em contrapartida,escreveu um livro em resposta ao O Livreiro de Cabul.Vale a pena ler o livro dele tb pra conhecer as 2 partes da história.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geltha, pois é, fiquei sabendo sobre isso! Mas para mim, ele deveria saber que tudo que falasse, ela poderia escrever, mas depois que viu, o tamanho das vendas, e a rejeição pelas atitudes dele, foi escrever sua versão. Ainda não li o livro escrito por ele,vou ver se compro e leio.
      Beijos.

      Excluir
  3. Tu sabe os capítulos que o livro fala da Leila?? Se puderes me dá essa dica!

    ResponderExcluir